Serviço de nutrição e alimentação saudável

A alimentação das crianças

A alimentação das crianças é de vital importância para um bom desenvolvimento e crescimento saudável.

O Serviço de Nutrição e Alimentação Saudável do Colégio Andrade Corvo tem como objetivos principais garantir o fornecimento de refeições equilibradas, sob o ponto de vista nutricional, e promover o desenvolvimento da literacia alimentar e nutricional dos nossos alunos, família e comunidade escolar. É assegurado por uma nutricionista que atua no âmbito da educação para a saúde e da alimentação.

Educação para a saúde

• Avaliação antropométrica a alunos sinalizados;
  • Orientação alimentar e nutricional de alunos identificados com risco nutricional, excesso de peso, obesidade e/ou comportamentos alimentares desajustados à faixa etária;
  • Supervisão de projetos e atividades de educação alimentar;
  • Elaboração de materiais pedagógicos destinados a alunos, encarregados de educação e comunidade escolar;
  • Dinamização de eventos e workshops.

Alimentação

O Serviço de Nutrição e Alimentação Saudável assume as seguintes responsabilidades em estreita sinergia com a equipa de cozinha:

• Assegurar que a composição das refeições obedece ao disposto nos normativos em vigor e às orientações emanadas pela Direção-Geral da Educação (DGE);
  • Assegurar que os alimentos a disponibilizar no âmbito das refeições estão em conformidade com a lista de alimentos autorizados constantes nas orientações emanadas pela DGE;
  • Assegurar que a adição de sal aos componentes da refeição deve cumprir as quantidades indicadas na lista de alimentos autorizados constante das orientações emanadas pela DGE.
  • Elaborar as ementas de acordo com as orientações emanadas pela DGE e com os princípios da dieta mediterrânica, garantindo diversidade e a disponibilização de nutrientes que proporcionem uma alimentação saudável.
  • Elaborar as fichas técnicas de cada refeição (ingredientes, modo de preparação e confeção, capitações, alergénicos e valorização nutricional), em conformidade com as orientações da DGE.
  • Disponibilizar as ementas semanais a toda a comunidade escolar.