Blog

E já lá vão os primeiros meses de aulas no Colégio Andrade Corvo…

Colégio Andrade Corvo - primeiros meses de aulas

O regresso às aulas é um momento muito esperado, tanto pelos pais e crianças, quanto pela comunidade escolar. As primeiras semanas são de pura nostalgia: matam-se as saudades, partilham-se as aventuras das férias, conhecem-se novos colegas e amigos, reveem-se os professores, educadores, auxiliares e todos os profissionais que fazem parte da vida das crianças. O desafio para as semanas e meses seguintes é manter este entusiasmo, como se quiséssemos perpetuar o cheiro a livros novos e o brilho no olhar quando escolhemos os materiais escolares. É contrariar a tendência de olhar para os dias e achá-los chatos, deixando instalar-se o aborrecimento do cumprimento de regras e rotinas impostas dentro e fora de portas, levando a dias menos felizes. O entusiasmo não deve ser substituído pelo espírito de missão e do ter de fazer, de preferência bem feito, para não haver repreensões e “ralhetes”.

Para quem chega pela primeira vez, é tudo uma descoberta e também um desafio. É bem verdade que, tal como reza o ditado, “depois da tempestade vem a bonança”, mas é, também, igualmente verdade que essa bonança chega a um ritmo diferente para cada um. É um período de inquietação para todas as crianças e para as suas famílias. As lágrimas aparecem, os receios dos pais dão lugar a dúvidas e inseguranças: “será que se vai adaptar?”, “será que vai chorar sempre?”, “será que se sente bem e feliz?”, “será que tem amigos?”, “será que está sozinho, a um canto?”, “será que me vão dizer se algo acontecer?”…. Esta experiência, no Colégio Andrade Corvo, é vivida e partilhada com as famílias para que todos fiquem mais tranquilos.

Temos a porta aberta e os profissionais disponíveis para acolher as dúvidas, os receios, as angústias. E também as certezas, os progressos e as vitórias. Não se pode exigir que uma criança saiba tudo nos primeiros tempos. É bom registar e aplaudir cada progresso, detetar dificuldades e perceber como intervir. Muitos dos insucessos educativos começam na incompreensão das razões da escolaridade e de certas matérias, quantas vezes ensinadas de forma totalmente desligada dos assuntos correntes da vida da criança. Por isso, é tão importante que os alunos percebam a aplicabilidade das aprendizagens na vida real – fazer um bolo para aprender as frações, escrever uma carta aos avós para exercitar a escrita e a leitura, visitar museus e exposições que reforcem conteúdos curriculares, dar os bons dias com um “good morning”.

Para todas as crianças, mesmo para as mais extrovertidas e seguras, estas primeiras semanas representam um período de adaptação, constituindo um momento muito importante para que se sintam acolhidas, reconheçam o espaço como seu e aprendam de forma prazerosa.

No Colégio Andrade Corvo, quando falamos em aprender, não falamos só sobre disciplinas e conteúdos programáticos…. Falamos, também, em aprender a conhecermo-nos e a conhecer os outros. A identificar as emoções e a reconhecer o que se passa dentro e fora de nós. Aprendemos a calçar os sapatos dos outros e a perceber que, muitas vezes, estão apertados ou largos, e que julgamos sem saber…. Acreditamos e movemo-nos na certeza de que este exercício dota as crianças de ferramentas essenciais para uma vida mais segura e feliz. Sabemos que, quanto mais profundo é este auto e hetereconhecimento, melhores são as nossas relações pessoais e profissionais: mais respeitosas, controladas, atentas e, por isso, mais satisfatórias. Toda a nossa vivência acontece em relação com os outros, pelo que é emergente desenvolver competências de relacionamento. A escola é, sem dúvida, um palco privilegiado para essas aprendizagens.

No Colégio Andrade Corvo também estimulamos para a exploração, curiosidade e gosto pela ciência. É muito importante perceber o que se passa no mundo e estes temas suscitam sempre entusiasmo. Sabemos que, com entusiasmo, motivação e interesse, aprendemos melhor.

Estamos, ainda, atentos e sensíveis ao facto da tecnologia estar muito presente no nosso quotidiano. A programação e a robótica são áreas importantes que nos ajudam a formar criadores e pensadores, promovendo o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico, do pensamento analítico, da capacidade de resolução de problemas e do trabalho colaborativo.

Quando pensamos numa escola alegre, bem-disposta e feliz, a música tem, inevitavelmente, de estar presente. No Colégio Andrade Corvo a componente musical é parte ativa do dia a dia. O projeto da Rádio Escola, onde trabalhamos competências de comunicação, num claro apelo à criatividade e espírito crítico, é, também, muito acarinhado e querido por toda a comunidade.

Sabemos que a prática de atividade física tem um papel essencial no desenvolvimento infantil. E que brincar no exterior é fundamental para que o cérebro desenvolva todo o seu potencial. Por isso, não nos assustamos com o frio e com a chuva e aproveitamos a natureza que nos rodeia. Envolvemo-nos, regularmente, em atividade física estruturada e adaptada, promovendo o desenvolvimento de estilos de vida mais saudáveis. E pedalamos, pedalamos muito para que todos os nossos alunos saibam andar de bicicleta!

No Colégio Andrade Corvo colégio fazemos, diariamente, um grande investimento em várias áreas para promover o desenvolvimento integral de todas crianças. Proporcionamos-lhes ferramentas para que explorem o seu máximo potencial, no respeito pela sua individualidade.

Os primeiros meses já lá vão. Temos pela frente um grande ano letivo!

Gostou? Partilhe este artigo: