No 2.º ciclo do ensino básico, focamo-nos na continuação do trabalho iniciado no 1.º ciclo. O currículo tem em vista o desenvolvimento integral dos nossos alunos, pelo que, para além do saber, preocupamo-nos, também, com o saber ser, o saber estar e o saber fazer.
O 2.º ciclo encontra-se organizado em dois anos de escolaridade (5.º e 6.º anos), funcionando em regime de pluridocência. Neste nível de ensino promovemos o desenvolvimento de competências cognitivas de raciocínio, de estudo e trabalho, competências de aprendizagem, como o pensamento crítico e a resolução de problemas, de competências de liderança para uma maior autonomia, resiliência e proatividade e de competências socioemocionais que desenvolvam em cada aluno o respeito pelo outro e a cidadania ativa.
Apostamos na aquisição de hábitos e métodos de estudo, que favoreçam a aprendizagem autónoma, e na utilização de metodologias ativas e participativas.
O projeto educativo do Colégio Andrade Corvo prevê, para além da matriz curricular do Ministério da Educação, um conjunto de atividades de oferta complementar, que têm como objetivo ajudar os alunos a desenvolver e descobrir todo o seu potencial.